Os japoneses têm três palavras para descrever o temperamento desta raça. A primeira é “kan-i” que designa bravura e intrepidez, associada a grande calma e força mental. O oposto é “ryosei” que significa bom coração com boa disposição. Uma nunca poderá existir sem o outro. O lado encantador do Shiba Inu é “soboku” que é simplicidade com um espírito refinado e aberto. Eles combinam-se para criar a personalidade “irresistível” deste cão. O Shiba no Japão é tido como um cão que traz sorte ao seu dono. Ele também é o cão símbolo da Família Imperial Japonesa. 

Caracteristicas físicas: 
ALTURA: 
Macho - 40 cm

Fêmea - 37 cm

 

PESO:
Macho - 8 a 11 kg

Fêmea - 6,8 a 9 kg

 

COR:
vermelho, preto e castanho (black and tan), sésamo, preto sésamo e vermelho
sésamo, Branco/ Creme

canil shiba inu akatsukioka filhotes

click na imagem para ver o padrão da raça

Sobre a raça

Shiba Inu (柴犬) é uma raça de cães oriunda do Japão. O significado de seu nome é ‘cão pequeno’. Muito popular em seu pais de origem, mas escasso no ocidente, no Brasil o Shiba também é pouco conhecido e normalmente tido como um ´mini-akita´ dado às semelhanças físicas e de temperamento entre as duas raças, embora os Shibas sejam bem menores e mais amorosos. 

O Shiba Inu reúne algumas características que são muito valorizadas: seu porte reduzido, com apenas 40 cm de altura (aproximadamente) é bastante adequado à pequenos lugares. Com natureza independente, pode ser reservado para com estranhos, mas é fiel, leal e afetuoso para aqueles que ganham seu respeito. Em um ambiente familiar é um cão muito sociável, alegre e brincalhão, convivendo bem com crianças e outros animais. Ativo, esperto e atento, é um bom cão para dar alarmes, podendo viver tranquilamente em um apartamento ou em espaços reduzidos. Além disso, são limpos e quase não exalam o odor típico de cães, tambem exigem poucos cuidados com o pêlo e banho, não costumam latir à toa e podem passar longas horas sozinhos. Todas essas qualidades fazem com que sua popularidade seja grande no Japão e os torne muito especiais. Por se tratar de uma raça primitiva, são resistentes e dificilmente adoecem, sendo considerada uma das raças de cães mais resistentes a doenças.

canil shiba inu akatsukioka filhotes
canil shiba inu akatsukioka filhotes
canil shiba inu akatsukioka filhotes